ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

Fatos e respostas sobre procedimentos odontológicos

Clareamento dental

O avanço tecnológico proporciona diversas soluções em clareamento e sensibilidade dental. O sorriso bonito não muda só a aparência do rosto como também a auto-estima e bem estar. Ter os dentes mais brancos é um diferencial estético importante. O clareamento caseiro ou com a utilização do laser é moderno, simples e rápido e pode ser aplicado na grande maioria das pessoas, variando o grau de clareamento de acordo com certas características pessoais tais como: idade, integridade e tonalidade dos dentes, causa do escurecimento, entre outros.

1 – Após ser feita a análise da cor atual dos seus dentes e a proteção dos tecidos bucais, será aplicado um gel clareador especial nas áreas a serem clareadas.
2 – Este gel será ativado por um aparelho de luz-laser específico para fazer o clareamento. dental, que não gera calor e ativa rapidamente o processo.
3 – Você terá uma arcada clareada em torno de 30 minutos.

O clareamento dental pode fazer mal aos dentes?

O clareamento dental realizado com acompanhamento e orientação do dentista é totalmente seguro. Se o dente está íntegro sem muitas restaurações, pode ser efetivamente clareado. Os dentes podem ser clareados através do uso de gel de uso caseiro ou com pastas oxidantes que liberam oxigênio. Esta última e feita no consultório odontológico. Se o clareamento for feito em casa ou no consultório, sempre deve ser monitorado pelo dentista. Os produtos utilizados para o clareamento podem causar sensibilidades ou irritações na gengiva e para que nenhum problema ocorra é necessário o acompanhamento de um profissional que saberá definir o melhor produto a ser utilizado e que não provocará sensibilidade ou danos gengivais. Não é aconselhável fumar ou tomar café, chá, coca-cola em excesso. Pacientes que fumam demais devem saber que não há durabilidade no tratamento. O dente clareado não fica enfraquecido após o tratamento e este apresenta efeito cumulativo, ou seja, após 1 ou 2 anos pode haver necessidade de manutenções com tempo de tratamento menor. Às vezes é necessário refazer algumas restaurações após o clareamento, portanto é importante que o paciente saiba disso caso apresente muitas restaurações em dentes anteriores. Por precaução é recomendável evitar clareamento em gestantes e lactantes.

Ortodontia Invisível - Invisalign

Técnica inovadora livre de brackets e do desconforto de dispositivos colados ao dente que dificultam a higiene e a vida social.
Há várias técnicas diferentes para aparelhos invisíveis e o Invisalign é um dos mais tecnológicos apresentando segurança e controle do tratamento do início ao fim. São dispositivos removíveis que vão sendo trocadas de acordo com a movimentação dentária até a finalização do caso. As placas tornam o tratamento ortodôntico mais confortável, pois podem ser retiradas para alimentação, para a higienização dos dentes.

Através de uma série de alinhadores sequenciais, transparentes e customizados, seus dentes se movem gradativamente para a posição planejada. Cada alinhador é confeccionado conforme orientação criteriosa do doutor. Pra isto o doutor usa um software chamado ClinCheck ®. Com este software o doutor pode fazer diversas simulações de seu tratamento em 3d até visualizar a melhor opção para você. É possível ver em detalhes a movimentação de todo o tratamento do início ao fim.

Quais as vantagens de Invisalign?

- Estético: Os alinhadores transparentes Invisalign ® são quase invisíveis e permitem que você participe de reuniões, apresentações, aulas, palestras, etc. sem que as pessoas percebam que você está em tratamento ortodôntico.

- Higiênico: Permite que você retire os alinhadores para comer, beber, escovar os dentes e passar fio dental.

- Confortável: Você pode ter o sorriso que deseja, sem usar bráquetes ou fios de aço que podem machucar sua boca, e que, muitas vezes, são incompatíveis com seu estilo de vida, sua profissão ou suas atividades.

Recuse Imitações!! Cuidado com as imitações: só Invisalign tem o número do seu tratamento e a logomarca Invisalign gravados em todos os alinhadores, seu nome impresso em todas as embalagens e só ele conta com o exclusivo software ClinCheck ®.

Facetas e Lentes de Contato

Este é um dos mais avançados recursos da Odontologia Estética: consiste na confecção de finíssimas lâminas (daí o nome – “lentes de contato”) de uma porcelana especial para se corrigir cor, formato, tamanho e proporção e se redesenhar o novo sorriso desejado. O procedimento é simples, e vai ao encontro da filosofia da Odontologia Minimamente Invasiva, em que muito pouco ou nenhum desgaste é feito nos dentes. O resultado pode ser obtido em 2 sessões, com efeitos definitivos, pois as porcelanas usadas nesse tipo de trabalho são muito resistentes a fraturas e não alteram a cor. Para tanto, primeiramente realizamos um exame clínico detalhado, uma sequência de fotos do paciente, e discutimos todos os detalhes pertinentes. Em seguida, fazemos o DSD (Digital Smile Design), um projeto digital elaborado com o auxílio do computador. Esse planejamento digital é compartilhado com o paciente com a finalidade de que, após a sua aprovação, iniciemos os procedimentos clínicos, sendo esta a grande vantagem de se trabalhar com o planejamento digital. Desta maneira, podemos efetuar um projeto detalhado do sorriso do paciente e, antes da confecção das lentes, nós o apresentamos a ele, que passa a contar, então, com a oportunidade de participar diretamente do processo, visualizando todos os pontos relevantes do seu tratamento e, consequentemente, sentindo-se muito mais seguro em relação às suas expectativas. As facetas de porcelana ultra-finas permitem a solução de diversos problemas estéticos nos dentes como manchas e descoloração. Além disso, elas podem fechar espaços entre os dentes (correção de diastema), melhorar um sorriso sem o uso de aparelho ortodôntico. É uma das possibilidades de renovar seu sorriso e o formato dos dentes sem o uso de brocas ou desgastes do esmalte. Funciona como uma “lente de contato” sobre os dentes naturais que altera a sua anatomia para um sorriso harmônico.

Para que facetas e lentes de contato são indicadas?


– dentes mal-posicionados
– fechamento de espaços entre os dentes
– fraturas em geral
– cárie extensa
– manchas nos dentes
– traumas
– corrigir variações de tamanho

Com a colocação das facetas as manchas poderão ser escondidas, as fraturas serão facilmente reparadas, os espaços entre os dentes podem ser preenchidos e melhorar o alinhamento dos dentes deixando-os com uma aparência natural. Apresentam uma estética muito boa com um resultado favorável para o paciente, com a possibilidade de escolha da cor dos dentes. O paciente deve não mastigar alimentos muito duros, os dentes devem ser escovados normalmente, deve se fazer o uso do fio dental, visitar o dentista pelo menos três vezes ao ano, não roer as unhas e deve se evitar a ingestão de alimentos que podem provocar manchas nos dentes.

Laser Terapia

Esta tecnologia permite diversos procedimentos com precisão e excelentes resultados.
Sua aplicabilidade nos tecidos (cirurgias), na endodontia (tratamento de canal), na preparação dos dentes para restaurações, sensibilidade dental e próteses são apenas alguns exemplos do quanto esta tecnologia pode resolver problemas dentais de forma rápida e sem dor.

Injetáveis faciais utilizados em tratamentos odontológicos

A utilização de determinadas substâncias pode alterar a adequar assimetrias, sorriso gengival (aquele em que há exposição acentuada da gengiva, ou seja, quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é mostrada excessivamente) e discrepâncias entre os lábios. Além disso em alguns casos pode ser utilizada para relaxamento muscular em pacientes com dor articular. Como diminui a tensão muscular, pode ser utilizada para diversas finalidades na área da Odontologia, como é o caso do controle do bruxismo (apertamento ou ranger de dentes durante o sono). Como no apertamento os músculos estão muito tensionados, a ação do injetável promove um relaxamento e diminuição da tensão muscular e dos danos que o bruxismo e apertamento podem causar. Usualmente são utilizadas placas de acrílico para este relaxamento muscular. A prática é devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Como identificar problemas na articulação temporomandibular (ATM)?

Você tem muita dor de cabeça na lateral do crânio? Você está passando por um momento de stress, ou outros fatores emocionais como ansiedade, medo, frustração ou raiva? Você sente dificuldade ao abrir a boca, ou ao mastigar? Você sente zumbido, ruído ou estalo na ATM (ao abrir e fechar a boca)? Você sente dores musculares no rosto ou nos ombros? Você sente dor de ouvido? Você apoia muito o queixo com a mão? Se na maioria das perguntas, suas respostas foram “sim”, você tem sérias probabilidades de estar sofrendo ou vir a sofrer de desordens em sua articulação. Neste caso, procure seu dentista.


Abaixo citamos algumas causas que levam às disfunções da ATM. Procure notar se há relação com seus sintomas:
- Traumatismos: Acidentes de carro (geralmente batidas por trás), o brusco movimento da cabeça para frente e para trás, pancadas.
- Excessiva abertura de boca: Quando você abre a boca de maneira exagerada, a ATM pode não aguentar, pois ela têm limitações de movimento.
- Hábitos: como ranger e ou apertar os dentes, lábios, permanecer com objetos entre os dentes (palito, agulha, cachimbo), apoio de mão na mandíbula.
- Má oclusão: significa “mordida” inadequada. A ATM depende de uma boa oclusão. Se seus dentes são “tortos”, quebrados, desgastados, ou o uso incorreto de aparelhos ortodônticos, podem levar a uma má oclusão.
- Outros fatores: artrite reumatóide, stress físico e psicológico, alterações hormonais, etc.

Algumas vezes o problema poderá ser resolvido rapidamente. Compressas de toalha quente/fria, alternadas na região do pescoço e na parte lateral da face, podem aliviar as dores na ATM, e inclusive as dores nas costas e nos ombros que a ATM causa. Confeccionar placas de mordida (no dentista) também podem aliviar os sintomas destas dores. Pode ser que as preocupações do dia a dia também venham a causar dores na ATM, procure se possível praticar esportes, e ter um “tempinho” para práticas de hobbies, passeios, distrações, que embora pareçam atitudes simples, ajudarão a diminuir as dores.
Se o caso for mais grave – ao abrir muito sua boca e acabar “travando” e você não conseguir fechá-la – pacientemente, procure colocar toalha quente na região próxima do ouvido, massageando suavemente para tentar relaxar a musculatura. Você pode apoiar o dedão no queixo e empurrá-lo para trás e para cima, colocando-o no lugar. Procure seu dentista assim que possível, pois só ele está capacitado a saber o grau de gravidade do seu problema, indicando tratamento e medicamentos corretos.

 

Implantodontia

Diagnóstico, planejamento e confecção de implantes dentários. Os implantes dentários são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais. Após os implantes realizados, são confeccionados os dentes que ficarão adaptados sob os implantes. Os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes. Nem todas as regiões do maxilar e da mandíbula podem receber implantes, por isso são usados em pontos adequados, os quais permitirão a fixação de uma ponte ou dentadura de forma fixa, estável e confortável.

Implantes são uma boa indicação para você?


Se você perdeu um ou mais dentes ou o seu dentista após exame previu que você terá que sofrer uma ou mais extrações dentárias e

você gostaria de restaurar a sua condição para mastigar os alimentos, falar e sorrir com naturalidade e confiança, então os implantes dentários poderão estar indicados. Os avanços tecnológicos têm ampliado as possibilidades de sucesso dos implantes, oferecendo conforto e confiança. O candidato ideal deve gozar de boa saúde bucal e geral e possuir osso adequado nos maxilares para suportar os implantes. Também é importante que saiba da necessidade de manter constantemente boa higiene oral e visitar o dentista periodicamente.


O planejamento para colocação de implantes envolve uma revisão da história médica e dental do paciente, um exame clínico completo das estruturas bucais. Deve ser estudada também a forma como os dentes deverão articular-se. Após um estudo completo, o dentista estará apto a discutir com o candidato os benefícios e os riscos, além da possibilidade de tratamentos alternativos e/ou complementares. Os implantes dentários podem suportar a colocação de dentes artificiais da mesma maneira que as raízes naturais. Oferecem uma alternativa para dentaduras que deslocam, causam dor ou produzem estalidos. Permitem melhor mastigação dos alimentos e maior confiança no falar e no sorrir. Nos casos indicados, a porcentagem de sucesso é superior a 90%. Os implantes dentários requerem um investimento econômico-financeiro maior do que uma ponte fixa removível ou uma dentadura convencional. Um implante dentário requer um investimento no tempo de 4 a 9 meses até que seja completado. Como qualquer procedimento cirúrgico, os implantes dentários envolvem um risco de infecção.

Endodontia

Tratamento dos canais radiculares, cirurgias endodônticas e parendodônticas. Uso de microscópio óptico.

Periododontia

Tratamento dos problemas gengivais. Cirurgias terapêuticas das gengivas e plástica de estética gengival. Plástica de gengiva.

Um dos problemas mais comuns é o da gengiva que avança sobre o dente, fazendo com que ele pareça menor. A saída é remover o excesso. É como uma plástica na gengiva.

Prótese

Confecções de coroas, pontes removíveis e fixas. Reabilitações da mordida e da estética dentária e facial. Tratamento realizado integradamente com todas as outras especialidades.

Quais cuidados tomar após a colocação de prótese fixa?

 

A limpeza dos dentes deve ser feita sempre após a ingestão de qualquer alimento sólido ou líquido (exceto água) 
- Escovação: Elimina depósitos alimentares da superfície dento- gengival. O ideal é que usemos escovas de cerdas macias, com pontas arredondadas, usando pasta de dente menos abrasivas(para não desgastar os dentes da prótese).
- Fios dentais: Cortar em aproximadamente 30cm e enrolar as extremidades nos dedos. Passar entre os dentes.
- Escovas interdentais: Pacientes de prótese com pônticos onde os meios de higienização citados não foram suficientes. Utilizá-la da mesma forma que o fio dental, embora ela retire maior quantidade de restos alimentares

 

Cirurgia

Extração dos 3ºs molares (inclusos ou não), dentes extranumerários e extrações simples, cirurgias ortognáticas e cirurgias pequenas e de maior extensão. Atendimento Hospitalar quando necessário.

Check-up Digital Preventivo

Realizamos um exame clínico detalhado, uma sequência de fotos do paciente e discutimos todos os detalhes pertinentes. Em seguida, fazemos o DSD (Digital Smile Design), um projeto digital elaborado com o auxílio do computador. Esse planejamento digital é compartilhado com o paciente com a finalidade de que, após a sua aprovação, iniciemos os procedimentos clínicos, sendo esta a grande vantagem de se trabalhar com o planejamento digital. Desta maneira, podemos efetuar um projeto detalhado do sorriso do paciente e, antes da confecção das lentes, nós o apresentamos a ele, que passa a contar, então, com a oportunidade de participar diretamente do processo, visualizando todos os pontos relevantes do seu tratamento e, consequentemente, sentindo-se muito mais seguro em relação às suas expectativas.

 
Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!