Cárie de Mamadeira


Você já ouviu esta expressão “cárie de mamadeira”?

Este termo é dado para um problema que afeta milhares de crianças devido a falta da prática de bons hábitos alimentares e de higiene bucal.


Sabemos que às vezes, os pais costumam oferecer mamadeiras com achocolatado ou leites açucarados antes de dormir para que a criança se acalme e durma rapidamente. Porém, esse hábito, associado a falta de higiene bucal pode causar danos sérios aos dentes do bebê.


Além disso, durante o sono, a salivação diminui. A saliva ajuda na proteção dos dentes contra as cáries. Assim, Este tipo de cárie pode ocorrer de forma rápida e agressiva, destruindo o esmalte do dente e causando manchas esbranquiçadas e cárie. Sua evolução pode causar dor intensa.


Quando a saúde dos dentes de leite é afetada, aumentam as chances de problemas futuros para os dentes permanentes também.

Desta maneira, a recomendação é procurar diminuir ou eliminar as mamadeiras antes de dormir e escovar bem os dentes com pastas dentifrícias fluoretada de acordo com a recomendação do odontopediatra.


Procure oferecer líquidos no copo ao invés da mamadeira e preferencialmente ofereça água.


A visita frequente ao odontopediatra é sempre recomendada. Este profissional deve realizar o monitoramento da erupção dos dentes e o controle do crescimento e desenvolvimento crânio facial. Esta atenção e cuidados pode evitar este e outros problemas.


Dra. Silvia Chedid

Mestre e Doutora em Odontopediatria

 
Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!